Perdão pelo apelido gráfico, mas é exatamente assim que eu fico hehe
Achei essa foto de um artigo na Bem-estar interessante, explicando bem as fases do seu ciclo. Quanto mais se conhecer, melhor sabemos como lidar.
Top 5 anti-tpm da eu-goísta:
1) Planeje. Quando você já sabe que ela está chegando, se prepare. Faça o impossível pra deixar sua vida mais fácil.2) Coma muito bem. Geralmente nosso apetite aumenta e os desejos por comidas gordurosas e/ou doces também, portanto cuide ainda mais das suas refeiçōes pra garantir TODOS os nutrientes necessários, até ousaria dizer que um pouquinho a mais de carboidratos ajuda a saciar e diminuir as crises. Absolutamente não restrinja calorias demais.
3) Acalme-se. Parece praticamente impossível né? Mas é extremamente importante que você conte até 10 antes de agir. Os impulsos e emoções estão a flor da pele e te garanto que esse é o melhor momento de entrar em sintonia com seu corpo e aprender a escutá-lo.
4) Durma mais. Se desligue do mundo mais cedo, celular, internet, tv, ou qualquer outra distração e vá pra cama mesmo sem sono; se permita relaxar, não pense em nada e foque só naquele momento.
5) Chocolate meio amargo. Aaah ele não poderia faltar! Só o fato de saber que posso ter uma porção pequena já me acalma. Compro os quadradinhos embalados individualmente, pra diminuir as chances de comer uma barra inteira hehe.
Vale a pena lembrar que eu escrevo o que vivo e essas são as dicas que funcionam pra mim. Cada um é diferente e a busca pra achar o que realmente funciona pra você é o ponto principal.
Mas afinal o que é essa tal TPM e porque eu fico irreconhecivel e totalmente transfigurada com ela?
Ok, exageros a parte, Google explica:
TPM: Tensão Pré Menstrual
É um conjunto de sintomas físicos e comportamentais que ocorrem na segunda metade do ciclo menstrual podendo ser tão severos que interfiram significativamente na vida da mulher.Eu me transformo...Mas nem sempre a culpa é toda dela. É verdade que seus hormônios estão a flor da pele mas as situações estressantes na nossa vida contribuem bastante. Como não dá as vezes pra controlar essas situações, o melhor que se tem a fazer é aprender os truques pra não se deixar levar e descontar em coisas (ou pessoas) que não vão trazer nenhum benefício.
Essa minha última crise foi de matar.
Coincidiu exatamente com aumento da carga de trabalho o que me deixou automaticamente sem tempo pra mim e em cima de todas as responsabilidades que já tenho, que não são poucas, todas as bombas resolvem cair também nessa semana. Afff parece que adivinham né?!
Quarta-feira foi o pico. Não aguentei e soltei a boca no brownie... Eu seeeeeeeeeeei, não me julguem, eu sei que não vale a pena e isso de descontar na comida é furada e blablabla, mas quem não sabe? É meu calcanhar de aquiles, minha fraqueza e me pegou totalmente desequilibrada. Passada gula, a fome não passa e ainda tem espaço pra mais comida até que...a luzinha brilha! Pedir ajuda! Ligo logo pro el maridon se preparar porque to atacada haha.
Esse é um grande problema meu. Não sei falar! Sei
Alivia demais ter alguém que você sabe que pode contar e que vai mudar o rumo do teu dia. Acredito que a força maior tem que vim de dentro mas quando a gente tem um apoio incondicional, o poder aumenta.
E ele me salvou.
A noite cheguei exausta e ao invés de ir correndo dar conta dos afazeres domésticos, fui direto pro banheiro tomar banho e tirar a nhaca do dia ruim. Tiro meu tempo, tomo outro banho depois só que de creme, coloco meu pijaminha de algodão favorito e espero. Coisa que nunca faço. Deito calmamente e faço NADA. Ele arruma um filme e me chama carinhosamente pra assistir com ele. Detalhe é que nosso gosto por filme não tem nada a ver rsrs Mesmo assim arrumo uma saladinha básica e encaro. Sorte que o pai do meu filho pegou ele na escola dai foi uma resposabilidade a menos no dia.
Acabei rindo litroooooooos com o filme, me distrai e mudou completamente meu humor.
No outro dia a carga foi menos pesada e tive tempo pra me exercitar o que já alivia bastante a tensão e controla meu apetite, já na sexta a monstra desceu pra noooooooossa alegria kkkkk
É muito difícil, eu fico inchada, engordo pelo menos uns 3 kilos (retenção de líquido), fico enjoada pra caramba, meus seios ficam extremamente sensíveis, cansada, meu apetite aumenta e tudo que penso é doce e engordiet hehe. Vou ver um médico pra checar minhas taxas hormonais porque é muito complicado viver assim. Tudo que esta ao meu alcance fazer, eu faço, tento me acalmar ao máximo, faço mais yoga, meditação, chás e frutas diuréticas, mas tem horas que nem reza basta. A maioria das vezes me controlo com essas 5 táticas que coloquei acima, mas os sintomas pioram 1000 vezes sob stress. E o que mais eu posso fazer? Não sei...
Só não quero anti-concepcional, minha única e última experiência foi traumatizante:
Hormônio artificial
Sempre tive um ciclo bem estressante, se não fossem as cólicas e enxaquecas terríveis durante eram as crises de tpm antes. Mas vai se vivendo, e depois do nascimento do meu filho (3 anos pra ser mais exata) tive o infortúneo de ter experimentado o anti-concepcional injetável Depo-Provera, a partir daí meus hormônios entraram em crise. Foi uma única dose pra bagunçar a minha vida. Essa dose dura 3 meses-ativamente- e demorou quase 1 ano pra sair do meu sistema.Fiquei extremamente depressiva, tesão 0, e meu apetite descontrolou totalmente. Engordei horrores mesmo depois de toda reeducação alimentar e mudança de hábitos. Pra mim não funcionou e não quero brincar com meus hormônios assim de jeito nenhum. É uma escolha pessoal, não apoio mas também sei que existem muitos casos de tratamento que dão certo, cada um é diferente...
App do bem
Encontrei um app no iphone que faz o acompanhamento do ciclo menstrual, chama-se Pink Pad, super recomendo e se caso seu telefone for tecnologia droid não duvido que tenha algum parecido com esse.Pink Pad for IPhone |
Você pode colocar também seus sintomas diários, pra ter uma idéia melhor de como se sente em determinado dia do ciclo e se esses sintomas se repetem.
Pink Pad for IPhone |
Então meninas, quais as dicas e sugestões de vocês sobre o assunto?
Podem meter o bedelho a vontade, tanto aqui, quanto na nossa página no facebook [Link AQUI]. Qualquer dúvida também, estou por aqui se puder ajudar ;)
Lembrando do Instagram podem procurar pela @eugoista e usar as hashtags a vontade: #egoistapelasaude e #projetoatleta
Beijos e até a próxima ;*
Ps.: Tem continuação sobre como estou me curando dos sintomas mais dramáticos da TPM aqui >> http://eu-goista.blogspot.com/2013/05/o-que-ninguem-te-conta-sobre-dieta.html
Eu sei exatamente o q é isso... TPM é pau! Me acompanha desde que larguei a pílula (para a nossa alegria!)... eu não sentia nadaaaaaa antes, tpm, cólicas... Nada! Mas os efeitos foram os mais punks. Eu t, b n recomendo...
ResponderExcluirCom relação a tpm, eu sei qdo ela me ataca [Antes eu ñ sabia] heheheh eu tento pensar mais devagar minhas atitudes, sim pq eu faço muitaaaa coisa no automático. Por experiência, no auge do meu stress, n diga que esto assim pq estou tpm... pode ser sua ultima frase com dentes Kkkkkkkkkkkk brincadeiras a parte existem meios de me tranquilizar, relanxando eh tal.. as dores nas mamonas tmb são incômodas e prefiro usar um top maia justo pra evitar movimentos bruscos hehehhe
Eu adorei o post, pra variar...
Agora sei q tenho companhia qdo me internarem Kkkkkkkkkkkk
Beijokas
Ah 1 dia de menstruação, 650 calorias em 1 h e 20 de corrida e caminhada!! Eu tmb sou egoísta pela saúde!
Meninaaaa to gostando de ver esses frenéticos pela saúde agora totalmente equipados lkkkkk
ExcluirCaraca tu começou a softer com tom depois da pílula?! Que horror!
Acho q a soluçäo pra gente era ficar internada num spa de cuidando da nossa beleza por uma semana com direito a chefs preparando nosso menu, massagens e tambem academia heim que tals? Hehehe
Beijo no coração amoreca ;****
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNossa, me identifiquei com tudo o que você falou e como se sente. Também sofro com TPM, cólicas e enxaquecas. Também não me adaptei com nenhum anti-concepcional. Mas graças a Deus também tenho um marido super paciente que me ajuda a me acalmar nestas horas. Aliás, ele acaba percebendo quando estou na TPM até antes de mim e aí eu me esforço para me controlar. Fico muito inchada, barriga e seios, fico muito irritada e quero comer muito carboidrato e doces, aí acabo engordando e depois acabo ficando mais deprimida... :(
ResponderExcluirAdorei seu blog. Acabei de conhecer e vou fazer o possível para ler todas os seus artigos. Obrigada por compartilhar conosco.
Beijos.