18 maio, 2013

O que ninguém te conta sobre a DIETA

Qual mulher nunca tentou no passado, ou está sempre em algum tipo de dieta?

Já faz algum tempo que estou matutando sobre esse post e só essa semana me deu o estalo pra escrever. Tive o A-HA moment depois de ler e reler tantos posts da Amber do Blog: Go Kaleo e seu grupo no facebook: Eating the food.



Essa mulher é uma lenda. Em termos de internet é a segunda responsável por salvar minha vida (a primeira foi a Rebekah do BexLife). Sem exagero.
Comentei no instagram (onde posto os highlights do meu menu diário: @eugoista) que tenho comido mais e muito bem. Pois é. Verdade seja dita, eu FERREI meu metabolismo. Ferrei pra não falar um palavrão bem cabeludo, e agora estou tentando correr atrás do prejuízo. Vou explicar como logo mais.

Deixa eu te explicar primeiro um pouquinho do histórico pra quem não acompanha o blog:

  • Em 2008 eu cheguei ao meu maior peso na fase adulta: 110 kgs. Comecei a jornada para perder peso e fui cortando excessos na alimentação aos poucos, aprendendo mais sobre nutrição e começando a ser mais ativa. Cheguei a 2010 com 40 kgs a menos, para meu 'ideal" faltavam ainda 5 kilos e entrei em paranóia para perder aqueles malvados insistentes.
  • Reduzi minhas calorias para 1.200 diárias e pegava pesado na malhação todo-santo-dia (sábado, domingo, feriado e morte da bezerra também inclusos), além de já ter um dia-a-dia bem ativo por conta do meu trabalho que exige que fique em pé de 6 a 12 horas diárias. Apesar de TODO meu esforço para ficar menos flácida e perder mais peso, aconteceu exatamente o contrário: o peso foi aumentando. E pra piorar a situação, comecei a ter episódios de total gula e compulsão alimentar, o que me fez flertar com a bulimia tentando compensar com mais exercícios (um pouco mais sobre isso neste post AQUI)
  • Entrei em desespero geral e comecei a usar alguns "ajudantes" da perca de peso rápida e pra variar, também não deu certo; falo mais sobre suplementos, pílulas e afins [aqui].
Pra te dar uma idéia mais gráfica do que estou narrando aqui vou postar algumas fotos. Quem quiser ver o meu antes pode ir checar nesse post [aqui].


A primeira foto foi em Julho 2010, só usava preto ainda pra esconder as "imperfeições" e estava ainda me acostumando com a atenção diferenciada que começava a ter pelo "novo"corpo mais magro, apesar que na minha cabeça ainda era obesa. 
A segunda foi em outubro 2010, preto ainda continua predominando mas já me sinto um pouco mais segura. A terceira foi em Março de 2011, ousando pela primeira vez de branco; e a quarta também em Março de 2011 no auge da minha paranóia para emagrecer ainda mais.  Lembro exatamente de quando me arrumei para ir pra essa balada. Passei hooooras no espelho dissecando cada mínimo detalhe que não gostava (e não eram poucos) mas me lembro especificamente de olhar e pegar com nojo na minha barriga que pra mim era imensa. Mesmo me sentindo uó, saí assim mesmo e só consegui me soltar depois de alguns muitos drinks e não tenho muitas boas lembranças dessa noite.

A partir disso, comecei a piorar nas crises de compulsão alimentar, engordei um pouco mais e não tirava mais foto de corpo inteiro.
Quando conseguia com muuuuuuuuita força de vontade, chás laxantes e diuréticos, emagrecia um pouco mas depois engordava novamente.

Além de todo baque psicológico dessa sanfona e a pressão de estar fazendo de "tudo" e continuar engordando, alguns sintomas que comecei a ter: 
  • Meus cabelos começaram a cair como se nem estivessem mais presos no couro cabeludo, toda vez que ia tomar banho era uma tufa que caia 
  • Depressão
  • TPM aguda (quando tinha menstruação)
  • Amnorréia - Passei um bom período sem menstruar 
  • Enxaquecas constantes
  • Fraqueza extrema, o que acabou me impedindo de ir a academia o tanto que "precisava"
  • Falta de libido - Namorido na época sofreu...
  • Passava até uma semana sem ir ao banheiro (intestino preso, na verdade não tinha era nada pra sair)
  • Unhas não cresciam de jeito nenhum
  • Sentia frio o tempo todo
  • Como ja disse antes, comecei a ter crises de compulsão alimentar e posteriormente tentativa de queimar as calorias do que comia com exercícios (bulimia)

Quanta coincidência com os meus sintomas não?



Até essa semana eu nunca liguei uma coisa a outra. Até que resolvi seguir a dica que já dei aqui uns meses atrás: >> A calculadora de calorias << 



Voltando 3 anos atrás, minha rotina normal, sem ir pra academia, exigia 3,195 calorias para me MANTER naquele peso. Eu estava literalmente me matando de fome, comendo menos do que meu corpo precisava para me manter viva, consumia 1,200 e vemos ai no Basal Metabolic Rate 1,528 calorias, que é o basico para o meu corpo realizar as funções vitais, ou seja, se eu não saísse da cama eu precisaria no mínimo de 1,528 calorias só pra respirar, coração funcionar, digerir a comida, etc. 

Ai sim tudo fez sentido. Eu nunca consegui fazer dieta específica nenhuma mas brinquei de restringir minha alimentação ao mínimo que podia, pensando que era isso que precisava para atingir meu ideal. Afinal o segredo não é fechar a boca e malhar? Então porque não estava conseguindo mais emagrecer?? Hmmm 

Essa calculadora é bem correta. Você coloca seu sexo, idade, peso atual, altura e preenche quantas horas você gasta em cada atividade. Pode parecer um numero alto para quem está acostumado com o que a mídia divulga ou até mesmo dietas mirabolantes te dizem para manter um certo limite mas a verdade nua e crua que aprendi na pele - e me envergonhei demasiademente quando percebi as consequências que infringi ao meu corpo- é: quanto mais você restringir, menos o seu corpo vai gastar, poupando energia para a realização das funcões básicas (como digestão, batimentos cardiacos, respiração, etc). 
Desde que comecei o blog parei com a paranóia de emagrecer a qualquer custo e avancei bastante no setor de auto-estima e imagem real do meu corpo que costumava ser bem distorcida, já tinha começado a comer mais, mas não tanto quanto descobri que meu corpo realmente precisava e sempre me perguntava o porque da TPM que continuava insuportável mesmo após todo check-up com o médico e exames de sangue voltarem absolutamente normais.

A Amber do GoKaleo tem vários posts em relação a metabolismo e emagrecimento, ela mesma passou por uma transformação radical do corpo e eu acompanho cada passo dela por uns 6 meses tentando me convencer que preciso comer mais para recuperar o funcionamento normal do meu metabolismo que foi completamente FERRADO por minha própria escolha e ignorância. 

No começo da reabilitação ela explica que inevitavelmente você ganhará um pouco de peso porque o corpo que está acostumado a passar fome, agora vai se agarrar (literalmente) a toda gordura que você ingerir, com medo que venha a passar fome novamente; mas que com exercícios de musculação + cardio moderado, gradativamente vai entrando ao normal até chegar a seu peso ideal, que não significa que é também um peso estabelecido pela tabela de massa corporal.
Ela mesma é considerada clinicamente acima do peso, pela massa muscular que adiquiriu ao longo dos anos, e todos sabemos que musculindos pesam mais que gordura =  fato.

O plano atual- para emagrecer- é ingerir 500 calorias a menos do meu TDE (total energy expenditure) que é o que meu corpo gasta para realizar todas as atividades do meu dia. Meus cálculos mudaram dessa ai também, o meu TDE atual quando não me exercito é 3,511- outro detalhe importante é que ela indica aumentar as calorias aos poucos para não chocar o sistema. Já aumentei aos pouquinhos e cheguei aos 2,500 e ocasionalmente cheguei aos 3,000 quando treino pesado. 

Estou escutando meu corpo e sendo honesta comigo mesma, quando estou realmente com fome ou só estou entediada, confesso que foi muito difícil começar a comer mais, foi quase a mesma sensação de quando estava em compulsão e odeio me sentir assim. Apesar do aumento de peso fora os que já tinha ganhado desde a época da restrição pesada, eu estou me sentindo físicamente ÓTIMA. 
TPM pela primeira vez em muitos anos foi uma brisa suave (gente isso é um milestone imenso, vocês não tem idéia); libido aumentou- ou melhor- explodiu haha e antes que isso vire uma novela pornô, só digo a vocês que meu marido não está reclamando desse novo plano; estou mais focada, consigo me concentrar melhor, e muitos dos outros sintomas também foram revertidos desde que comecei a comer mais.

A cura é tão simples que chega a ser absurda
  1. COMA A COMIDA.
  2. Fortaleça os músculos, pois eles vão queimar esse excesso, pegue ferro sem medo.
  3. Cardio eventual.
O resto seu corpo vai dar conta por você. 
Garanto a vocês que nada do que tentei até agora me fez tão bem quanto a essa idéia absurda de comer mais. Outra coisa que por ser vegetariana eu nunca dava conta de chegar a um nível bom de proteína só com 1,200 calorias, agora consigo chegar facinho aos 100-120g diárias-e aumentando :), não sou muito fã de suplementação então só tomo shakes de proteína vegetal quando malho, gosto de comer comida de verdade mesmo.
Estou num programa da Nia Shanks - Beautiful Badass para musculação com aumento de carga progressiva, faço spin 1-2x na semana quando não dou umas corridinhas e claro yoga em qualquer oportunidade. Easy peasy, sem pressão, sem prazos, só quero me sentir bem e ser o melhor que posso ser.   

Obrigada a todos que acompanham o blog e seguem também a fanpage : Blog Eu-goista no facebook e me seguem no instagram @eu-goista. Obrigada mesmo de coração por todo carinho e feedback, significa muito pra mim.

Beijocas e até a próxima ;*


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário