19 novembro, 2012

SpinManiaca

Demorei mas cheguei!
Tudo belezura por aqui, semana passada foi da tpmonstra mas consegui sobreviver sem matar ninguém :)

Fui pro spin hoje de manhã e no meio la da suadeira me caiu a ficha que já faço spin há quase 3 anos...Geeeente, foram muitas milhas, muito suor, muita adrenalina e posso dizer que subi uma ladeira e tanto. Sempre amei bicicleta e quando entrei numa aula de spin pela primeira vez enlouqueci juntando coisas que amo: bike, controle e musica alta :) Dai resolvi fazer um post com os melhores e piores que descobri nesses 3 anos de amooooor hehe

Spin geralmente dura de 45 a 60 minutos e é uma aula bem puxada, garante um banho de suor e muito gasto calórico. O instrutor vai dando as coordenadas sobre marcha (mais pesada simula uma subida, mais leve simula um terreno plano ou descida) mas você pode ir no seu próprio ritmo e mudar conforme for pegando mais firmeza.
Tem gente que pensa que quanto mais rapido você for, mais calorias perde, mas indo muito rápido numa marcha leve vai gastar as mesmas calorias de você coçar seu braço. Sério. O segredo é ir aumentando a marcha mantendo a mesma velocidade pra pegar resistência.
Existem milhões de treinos diferentes que podem ser feitos numa bike indoors. Queimar mais calorias, mais gordura, pegar mais resistência indo mais longe e mais pesado, treino mais pra velocidade, etc. Depende do instrutor pra onde vai levar a aula, mas quando me arreto eu mesma coloco meus fones de ouvido e faço minha aula individual hehehe Música pra mim é essencial.

Bom vamos aos princípios


Pra evitar traumas no joelho (eu morria de dor até descobrir a posição correta na bike), o celin tem que estar na altura do seu quadril quando em pé ao lado da bicicleta e quando sentado o joelho fica levemente flexionado quando a perna estica (figB).A altura do guidon (é assim que chama mesmo? rsrs) depende mesmo do seu conforto pra não forçar a coluna te deixando muito curvado.


Aqui a gente tem o sapato apropiado pra spin, nunca usei por sinal, mas dizem que é incrível a diferença, vamos ver se me dou de presente de natal rsrs. Pra quem não investiu ainda (como yo), a dica é colocar só o peito do pé no pedal e apertar a correia, se seu pé for totalmente pra frente você vai perder força e corre o risco de ficar com pouca circulação depois dos 30-40 min (como eu...comecei a ficar com dormência). Sempre mantenha o pé plano, nunca apontado pro chão.

As principais posições são: #1 sentada com as mãos relaxadas sobre o guidon #2 em pé levente inclinada sobre o guidon #3 totalmente inclinada sobre o guidon.

Detalhe super importante: O guidon está ali só pra leve apoio, não coloque seu peso todo se você quiser mesmo malhar suas perninhas.
Em todas as posições SEMPRE mantenha o abdomen contraído pra evitar forçar a coluna sem necessidade, SEMPRE relaxe os ombros e SEMPRE olhe sua postura. Um bom instrutor sempre chama atenção pra posições corretas, se você não tem muita experiência, pergunte.

Muita gente reclama que o celin machuca e blablabla mas isso tem jeito. Eu nunca usei aqueles shorts com gel ou capinha pro celin alcochoada e acho que calejei mesmo porque hoje não incomoda em nada hihi.
Nem precisa falar que alongamento é lei antes e após a aula. Geralmente a última música é pra diminuir os batimentos cardiacos aos poucos e alongar. Se você estiver sentindo dor em algum outro lugar além das pernas, preste atenção porque deve estar fazendo algo errado, ou posicionamento ou tensionando demais a parte superior.


Spin não é um bicho papão, meu único risco é não variar porque uma vez o corpo se acostumando com um tipo de treino, você não vê progresso, daí tento variar mais os instrutores, aumentar a marcha e a velocidade, ir mais longe e outras coisitas mais.
Hoje numa aula de 60 minutos minha média é 18-22 milhas (28-35 km) dependendo se vou a maior parte do tempo numa marcha mais leve (ritmo mais rápido) ou mais pesada (ritmo mais lento). Uso o monitor de ritmo cardíaco Polar FT7  (adoro números) e fico brincando alternando meus batimentos; depois faço um post pra explicar melhor a brincadeira. Faço 2-3 vezes por semana porque AMO mesmo rsrs.

Tente coisas diferentes e se surpreenda!
Beijocas ;*


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário