29 outubro, 2012

Mas você tá emagrecendo?


Você nasceu original, não morra uma cópia.
 Essa foi a pergunta que uma amiga me fez quando comecei o blog enquanto falavámos sobre toda minha empolgação de estar tentando modificar a dieta (hábitos alimentares), em diminuir a quantidade de carne, me comprometer mais em exercícios diários, ser mais ativa, etc.
Minha primeira reação de orgulho ferido foi revidar na hora e dizer: Eu vou provar a vocês [pessoas que não me apoiam e não fazem questão de entender] que é sim possível modificar seu corpo e se manter saudável, com uma alimentação balenceada e exercícios, sem pilúlas milagrosas e sem se matar de fome!
Que bobinha....[eu]
Pra quem eu preciso mostrar/provar algo, além de mim mesma? E se mesmo assim eu chegasse até o objetivo que todos imaginam como bem-sucedido (corpo sarado) será que todo o comprometimento da minha sanidade e bem-estar valeriam a pena?

Nada contra minha amiga, ela é livre pra pensar o que quiser e eu a amo o suficiente pra entender que somos diferentes em vários aspectos e mesmo descordando em muitos tópicos, nossa amizade supera as diferenças.


Mas até hoje penso nisso... A cada semana que se passa e eu fico tentada a "medir" meu sucesso pela vista dos outros eu me lembro dessa ambiguidade que envolve perder peso, se manter saudavél e em forma. Claro que não vou ser hipócrita e falar que estética não passa na minha cabeça (quem não quer perder aquelas gordurinhas que tanto incomodam pra fechar a calça??), mas isso está longe de ser A única prioridade na minha vida.
Meu sucesso é bem maior do que me limitar a um número na balança e seguir a modelo da revista beirando a linha da anorexia. Minha filosofia de vida hoje inclui um mundo muito mais amplo, meu valor está inteiramente ligado com meus principios e minha família, me re-educo todos os dias com amor e completa auto-aceitação incluindo todas as falhas, deslizes, quedas, fundos-do poço, celulites, espinhas, gordura(s) localizada(s), dias-de-cabelo-ruim e etc. Isso é um processo longo e lento. Hoje vivemos rodeados por pessoas que dão mais valor à aparências e status e somos bombardeados pela mídia mostrando pessoas consideradas esteticamente aceitáveis que não condizem muito bem com a nossa realidade de simples mortais cheios de "imperfeições".
Quem estipula o "esteticamente aceitável"? Quem tem o direito de apontar o dedo e te chamar de gorda/o? A quem você dá a liberdade pra te colocar pra baixo e dizer que você não tem valor porquê não se encaixa nos padrões?
Cheguei no meu limite. Não aceito mais desaforo, nem vindo dos outros, nem de mim mesma - porque as vezes eu sou a minha pior inimiga e juíza. Quem tem algum problema sobre como eu sou é problema dele, não meu. Cansei de ser pra agradar. Não vale a pena meu suor, esforço e determinação se no final o resultado é o mesmo: frustração por nunca ser boa o suficiente aos olhos dos outros.

Pra muitos, eu sou apenas mais uma obstinada em academia e paranóica com alimentação mas eu não estou aqui pra provar nada pra ninguém. Cada um é livre pra pensar e julgar o quanto quiser. Tenho consciência que faço o meu melhor e isso é o suficiente.

Amo fitness, exercícios, adrenalina, aventuras, alimentação equilibrada e nutritiva mas também amo doces, bolos, tortas, cozinhar pra família e amigos, sair e tomar um drink ou outro, comer batatinha com dip de queijo gorduroso, tomar yogurt congelado e encher de guloseimas com meu pimpolho, enfim, momentos que se quisesse um corpo "perfeito",  eu não poderia me dar ao luxo. Por quem mesmo que sou saudável? Se não for por esses momentos então pra mim não tem graça, não faz sentido mesmo.

Meu foco = minha saúde, minha meta = a que eu possa manter pra vida toda.


Namaste ;*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Eita escrevi uma carta mas minha falta de habilidade no tablet n ajudou... mas eu escrevo tudin denovoooooo... bem eu dizia que sua determinação em conciliar seus desejos e necessidades me fez refletir muito... ontem qdo eu disse na saida daquele banheiro dificil de se achar, que vc se garante, eu quis dizer q vc n tem nada pra provar a ninguem: mãe mega presente, esposo zelosa, trabalhadora e ainda cuida de sua saúde mental e corporal com uma determinação incontestável... cê tá loko bixoooo! Muito feraaaaaa
    Sinal de q vc busca saúde acima de qualquer coisa, é vc n se privar das coisas q vc gosta com moderação como tenho acompanhado ao longo desses dias...
    Apois é isso, vc querendo ou n, vou buscar inspirar-me em vc! Afinal não posso ser entrevada assim pra sempre kkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkk marmenina tu eh o estopô visse!
      Pow assim eu fico sem graça rsrs mas vamos trabalhar na sua flexibilidade heim seu futuro parto natural vai precisar de uma ajudinha hihi
      Ow geysolitica obrigada pelas palavras, foi otimo receber vcs aki ameeeeei de verdade. To longe de ser exemplo mas posso das umas dicas aki e ali pelas aventuras que ja vivi e vou descobrindo no dia a dia.
      Equilibrio eh a peça chave do quebra cabeça e ser real com vc mesma. Fazer o que eh certo e bom pro seu corpo a maior parte do tempo e nao se culpar pelas nao-tao-boas excecoes.
      Um xeru sua estrogonoficamente helpis ;*

      Excluir