25 fevereiro, 2013

Suplementos, vitaminas, pílulas e afins

Muita gente tem dúvida sobre o assunto então resolvi escrever um pouco sobre minha própria experiência nesse tema tão polêmico.


Suplementos, tomá-los ou não?



Quando eu comecei a levar a sério malhar eu juro que me assustei com a naturalidade com os que já são adeptos de academia usam (e abusam). É uma lista infinita de shakes, redutores de gordura, pílulas pra não absorver carboidratos, outras pra tirar barriga, outras pra dar mais energia antes de malhar, e outras pra recuperar, longa absorção de proteína, absorção rápida, e por ai vai.
Pensei comigo, caramba, será possível mesmo emagrecer naturalmente e me exercitar pra estar na minha melhor forma sem tomar isso tudo?

Sempre tive raiva de remédio. Quando pequena tomava altas doses de corticóide por causa de asma, que foi curada juntamente com muita natação e tenho minhas dúvidas se isso (mais a genética) não contribuiu pra minha obesidade.
Carrego essa raiva até hoje. Evito ao máximo, tudo eu tento curar naturalmente primeiro com ervas, chás, sucos, e me alimentando com o melhor que posso me oferecer; pra em último caso se não houver jeito, recorrer pra medicação. Eu RARAMENTE fico doente. Não me lembro nem a última gripe que tive...
Enfim, essa história de tomar pílula e shakes não naturais pro meu corpo não estava me cheirando nada bem, mesmo assim experimentei alguns, sou sim uma curiosa e xereta de nascença.

1) Tomei um shake de whey sabor chocolate da Jillian Michaels e passava gases o dia inteiro. Tá rindo né? Ok a cena é gráfica, mas a sensação de estar empanzinada e cheia de gases não é nada agradável. Além do gosto que parece que você está "bebendo" um talco - não que já tenha ingerido, mas vocês sabem do que estou me falando.
Passado o aperto com a Jillian, tentei alguns mais naturais e não gostei, até achar o meu queridinho hoje natural, com chia, orgânico e extraído de plantas sabor vanilla (o de chocolate não gostou de mim rsrs me deu gases também) mas uso de vez em quando, após treinos pesados ou quando vejo que não vou alcançar minha necessidade de proteína do dia (sou vegetariana, exige um pouquinho mais de esforço).

A média recomendada é de 1.8 gramas de proteína  por kilo, para atletas, fisiculturistas e qualquer pessoa envolvida em treinamentos sérios. Ou seja se você tem 70 kgs, o "ideal" seria ingerir 126g de proteína diariamente para garantir que seus musculinhos lindos apareçam firmes e fortes. Maaaaaas, tem um porém. Devemos ter cuidado com essas teorias medianas. Fixar num número e só estar satisfeita quando atingir essa meta diária é brincar com paranóia, e aqui a gente corre disso. FORA daqui conceitos idealistas hehehe 
Eu se chegar aos 70g de proteína, já fico feliz da vida, não conto mais cada nutriente como costumava mas tenho uma boa idéia pelas proporções que minha reeducação alimentar oferece. E só pra constar, eu tenho 1,75 e carrego todo dia 75 quilos ativos e cheios de energia por ai.

2) Tomei também um redutor de gordura da Jillian (ela me persegue essa danada!). Uma amiga que toma, me deu de presente -de grego- uma embalagem cheia de comprimidinhos que te enchem de cafeína e outras substâncias muito loucas que te deixam super alerta, pulando e elétrica durante algumas horas. Passado o efeito você não presta pra mais nada kkkkkk. Mais uma descartada. Pra mim se o negócio é temporario e me deixa podre depois, tô fora.

3) Experimentei outro que prometia perca de 20lbs (quase 10kg) em 20 dias. Toda vez que ia malhar eu literalmente quase desmaiava pois meus batimentos cardíacos ficavam no máximo o tempo todo. 

4) Tentei os famosos inibidores de apetite. Funcionaram sim. Por algum tempo. Depois eu comia que nem uma draga, principalmente em época de tpm.

5) Chás "milagrosos". Usei, não nego. Existem alguns chás que te fazem colocar até os intestinos pra fora e eu recorri a eles quando exagerava na comida, especialmente depois de crises de cumpulsão. Não vão te emagrecer! Diarréia desidrata e a perca de líquidos da uma falsa impressão de perca de peso. Vai te deixar fraca (pois todos os nutrientes foram embora), desidratada e mais propensa a exagerar na comida depois que todo o efeito nauseante passar. Ah! e a gordura fica tá?

6) Vitaminas! Ah elas são nossas amigas, certo? Cuidado! Muita gente toma suplementos vitaminicos porque se pode comprar abertamente e se funciona pra vizinha, também vai funcionar pra mim né? NÃO! Quem tem uma alimentação balanceada e nutritiva não precisa suplementar com vitaminas, a não ser constatada alguma deficiência por meio de exame de sangue. E isso meus caros, um médico vai te dizer bem melhor do que eu. Na maioria dos casos a única coisa que abusar nos polivitaminicos pode fazer é te deixar com menos dinheiro pra comprar alimentos mais nutritivos, mas em alguns casos o excesso de alguns minerais e vitaminas específicas pode trazer intoxicação.

Recentemente eu fui inspirada pela Lift Like a Girl nesse Post no FaceBook:

"Supplements. 

The only two I take regularly are fish oil and Vitamin D.

When it comes to protein I'd rather eat tasty food instead of gagging down a shake, but I do use them occasionally for convenience. 

I prefer the minimalist approach to supplements and only take what provides the biggest bang for my buck. Other than that, I say spare your wallet and buy tasty food. 

Need a pre-workout boost? Drink some coffee. 
Want to boost fat burning? Don't look for pills, just eat good food and train hard. 

It ain't that complicated"


"Suplementos.

Os dois que tomo regularmente são óleo de peixe e vitamina D.

Quando se trata de proteína Eu prefiro comer comida saborosa em vez de tomar um shake, mas eu uso-os ocasionalmente por conveniência.

Eu prefiro a abordagem minimalista para suplementos e só pegar o que oferece o maior retorno para o meu dinheirinho. Fora isso, eu digo poupe sua carteira e compre comida saborosa.

Precisa de um impulso pré-treino? Beba um café.
Quer aumentar a queima de gordura? Não olhe para comprimidos, apenas coma boa comida e treine duro.

Não é tão complicado"

Nem precisa dizer que concordo em número, gênero e grau né?

Atualmente eu tomo meu shake, como falei ai em cima, esporadicamente e 2 suplementos específicos para vegetarianos: o algae oil que seria o óleo puro de alga marinha para suplementação de DHA e omega3 (ao invés do óleo de peixe) e a vitamina B-12 que é encontrada abundantemente em carnes (que não consumo). Essas também não tomo todo dia, é só por precaução.

Espero que tenha ajudado um pouco, e como sempre digo, só não muda quem já morreu. Sempre é tempo de mudar nossos pensamentos e atitudes, principalmente em nome da saúde e bem-estar.

Não esqueçam de meter o bedelho na nossa página no FaceBook: Clique [AQUI] e também para menu diário e blablablas tem a @eugoista no instagram.

#egoistapelasaude sempre! =)




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário