03 agosto, 2013

Ter uns quilinhos a mais pode ser uma coisa boa?

Oie!


Vim compartilhar uma matéria na WebMD desse mês. Matéria escrita pela médica Pamela Peek sobre: Um peso normal nem sempre indica ótima saúde, boa condição física ou bem-estar.


Acho importantíssimo compartilhar esse tipo de informação. Temos uma impressão muito distorcida do que é ser "fit" ou ter saúde, já que todos os meios de comunicação- baseados talvez em teorias populares- limitam saúde e uma pessoa saudável em um corpo esbelto, o que obviamente é muito mais do que isso.

Mas a gente acredita. Espalha e assimila pra si esse conceito que pode até ser perigoso, levando muita gente a pensar que dietas restritivas para atingir um corpo padrão num peso ideal seja a solução para sua vida desregrada e não tão saudável assim, né? NÃO. 

A matéria começa mencionando uma análise feita no começo do ano sobre a relação entre peso e taxa de mortalidade. "O estudo descobriu que as pessoas que estavam um pouco acima do peso eram menos prováveis de morrer prematuramente do que as pessoas de peso normal"

Mas porque?

"No estudo, as pessoas categorizadas em "peso normal" incluiram todas as pessoas que eram magras ou de um peso médio, mas os pesquisadores não olharam em quão saudáveis essas pessoas eram- isso é, se fumam, se comiam saudável, se bebiam demasiadamente, consumiam algum tipo de droga ou se exercitavam. Nem levaram em consideração se essas pessoas consideradas de "peso normal" tivessem algum tipo de doença como cancer ou pre-diabetes. Em outras palavras, peso normal não indica ótima saúde, condição física ou bem-estar.

FATxFIT: Reciprocamente, ser acima do peso não significa que você não é  saudável. Eu tenho pacientes que perderam 50 kilos através de hábitos saudáveis mas ainda estão acima do peso considerado ideal por 10-15 kilos. O perfil metabolico em testes laboratoriais é normal, a pressão arterial e pulso são saudáveis. Eles estão em melhores condições físicas e vivendo um estilo de vida mais saudável do que muitas pessoas consideradas num peso ou IMC normal."

Minha opnião e experiência própria é que nada é ideal na vida real. Tudo na teoria é uma idéia geral e precisa ser interpretada na prática especificamente. Cada pessoa tem seu peso ideal, quero dizer, um peso que te permita viver o melhor da vida, sem paranóias de ter que restringir comidas que você ama ou se matar numa academia se você odeia. 
Acredito demais que para se manter saudável você precisa incorporar pequenos hábitos saudáveis que correspondam ao que você gosta, porque se a mudança for radical e você não gostar de jeito nenhum, as chances de você desistir de tudo são bem maiores. 
Existe um EQUILIBRIO, entre as coisas que você ama e as coisas que talvez sejam consideradas mais saudáveis. Existe um meio termo, existe felicidade e liberdade em sua rotina saudável, porque afinal, se você odeia fazer todos os esforços da sua  "nova vida saudável" e vive deprimida porque não "pode" fazer nada do que realmente gosta, então será que é saudável mesmo? Será que vale mesmo todo esse esforço (ou morte aos poucos) para entrar num short tamanho x, ou num biquini, ou ter a atenção daquele carinha que só quer te usar? hmmm

Viver numa paranóia de planejar todas as refeições, evitar festas, parar ou não curtir mais sua vida social e amigos que não estão de dieta, não comer coisas fora da dieta de jeito nenhum mesmo quando feitas e oferecidas com amor a você, passar horas na net em foruns/grupos sobre dieta, se sentir culpada por comer algo fora do permitido, pensar em comida ou exercício o tempo todo, nunca estar satisfeita com sua aparência, se acostumar a passar fome, tomar muita água pra esquecer de comer, sentir muitos sinais de deteorização de saúde (dores frequentes, doenças "do nada", dor de cabeça constante, lesões, perca de cabelo, falta de libido, metabolismo devagar, demora para se recuperar, etc) e mesmo assim continuar "firme" na dieta ou tentar outra, entre outros e outros sintomas mais, já é indício de distúrbio alimentar, e isso amigos e amigas é assunto SÉRIO. Passei por algo assim, explico neste post aqui:[ O que ninguém te conta sobre a dieta.]

Beijos e até a próxima! Não se esqueçam que podemos nos comunicar pela FANPAGE >>> EuGoista no Facebook e também xeretar meu menu diário, dicas e outros blablablas no Instagram >>@eugoista.













Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

  1. Tem muito magro nem um pouco saudável por aí. E gordinho que se alimenta bem e faz exercício. Fora os magros neuróticos que tem bulimia ou anorexia...Existe de tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, mesmo assim pre-conceito ainda impera...gordo=relaxado, doente, preguiçoso e magro = saudável. Poucos se dão ao trabalho de olhar duas vezes que cada caso é um caso.

      Excluir
  2. lindeza.. te vi no grupo comer sem culpa do face, de lá dei um pulo na sua fã page e vim parar aki.. adorei o espaço e ja to seguindo.. bjokas e sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita! Obrigada Carla!!
      To tão feliz com o grupo, é muito bom ter apoio e suporte :) bom te ver por aqui, obrigada por seguir. Bjao!!

      Excluir