11 abril, 2013

INSPIRA motivação EXPIRA superação: Augusto Farias

Vou dar início a uma nova seção aqui no blog de entrevistas, ou  melhor, bate papo descontraído com gente que nem a gente e com grandes histórias de superação e força de vontade para mudar pra melhor.

E pra estrear o "Inspira motivação, Expira superação" trago pra vocês um pouquinho da história do meu amigo pessoal e maior incentivador a começar este blog, Augusto Farias do blog Projeto Atleta.







Primeiro quem é Augusto Farias? O que você faz?
Sou de Recife – Pernambuco, atualmente estudo para concursos públicos como ocupação principal, sou um projeto de atleta nas horas mais vagas.
Então o que é Projeto Atleta? Como começou a idéia?

O Projeto Atleta é basicamente uma preparação para que eu me torne um atleta, mas nada profissional... O nome foi uma na sorte, pensei em algo que pudesse ser usado tanto pra homens como pra mulheres, se não restringiria bastante, nenhuma mulher iria usar uma hashtag chamada #ProjetoTouroMusculoso... KKKKKKKKK

Você fala no blog que tem como objetivo correr seu primeiro 5k, parabéns! (Sou tiete invejosa rsrs) e me explica, qual o plano de preparação?
Na verdade... não tem plano! Kkkkkk Eu tento sempre me superar e acabo alcançando resultados melhores. Nos primeiros dias eu não aguentei correr 1km, hoje eu morro por volta dos 4kms e assim eu vou melhorando... 
Você procurou ajuda médica/nutricionista? 
Procurei ano passado, fui a um nutricionista que é amigo meu que passou uma dieta que sigo até hoje, por sinal estou devendo a volta e ainda não fui... será que ainda dá? Brincadeira, a mudança alimentar foi essencial para as corridas darem certo, são coisas que têm que andar lado a lado.

Sempre lutou com a balança? Fez alguma tentativa antes de emagrecer? O que difere dessa vez agora com o blog projeto atleta?
Até os meus 17 anos eu não engordava de jeito nenhum (que época boa...) , mas de repente eu engordei dos 68kg pra incríveis 84kg! A partir daí eu comecei uma batalha incansável pra perder tudo de novo, ano passado eu corria e cheguei aos 71kg, mas relaxei e voltei aos 83kg... esse ano eu retomei com força total, apoio de amigos (como você) e com o blog; já estou com 74kg e diminuindo. O  blog é um grande motivador; vejo amigos e pessoas que eu nem conheço falando de como as postagens ajudam a motiva-los, isso é muito gratificante.
Você sempre praticou esportes?
No whey! (gostou do trocadilho?) Sempre fui um dos piores na época de colégio, o jogo que eu era melhorzinho era basquete, mas era tão bom que até cesta contra eu fiz! KKKKKKKKKKKKKKKK
Você alterna as corridas com outras atividades fisicas? Como é seu treino?

Como disse antes, tudo começou com a corrida, mas vi que o desempenho demorava muito pra melhorar e sentia muitas dores por falta de condicionamento muscular, daí comecei na academia em Fevereiro.

Me fala das mudanças que voce ja percebeu física e mentalmente desde que comecou com o projeto. 
Mudanças físicas o mais perceptível é o emagrecimento, é muito bom ouvir os amigos falando que “você emagreceu muitooo”, “tá bem melhor”... Mentalmente posso dizer que estou menos estressado e com um sono mais tranquilo.
Você pretende continuar correndo quando chegar ao seu objetivo?

Com certeza! Correr não é algo que se começa e para, você se apaixona por ela, gosta de sentir o vento no rosto, ver pessoas, paisagens novas...

E quanto aos hábitos alimentares, alguma mudança? Sua familia/amigos estão apoiando entrando na onda do saudável ou não?
Tive que mudar sim, abrir a mente e experimentar novos sabores (menos banana... odeio banana...), é uma questão de vontade mesmo porque você vem de um hábito muito pobre e ter que abrir mãos de certas delícias... é complicado, mas com o tempo o próprio paladar se acostuma e nem sente falta mais. (sem comentários sobre minhas recaídas...) 
Estou aos poucos mudando os hábitos do meu pai e do meu irmão, mostrando que a alimentação saudável é o melhor remédio pra certas doenças, já minha mãe é um caso perdido, macarrão com batata frita todo dia...
Qual estrategia de driblar as tentações em casa ja que nem todo mundo ta na onda do saudável ainda?

É muito dificil... mas eu bebo bastante água antes das principais refeições pra ver se dá aquela diminuída no apetite e planejo minha alimentação do dia inteiro logo quando acordo, assim fica mais fácil resistir à uma lasanha se o seu prato de macarrão integral com carne de soja já está pronto :)

Pra finalizar deixa seu recado pra quem ta querendo comecar agora numa vida mais saudável.
Antes de tudo, QUEIRA MUDAR!
Com isso em mente o resto fica mais fácil, escolha a forma que você mais se adapta pra queimar as calorias, seja corrida, academia, bike...
Procure um nutricionista pra te auxiliar na mudança dos hábitos alimentares.
Persevere!

Pra quem quer acompanhar o Blog Projeto Atleta, pode clicar [AQUI], tem também a fanpage no FaceBook [AQUI] e no Instagram ele é o @augustofma, podem usar também a hashtag #projetoatleta

Nossa fanpage no facebook você pode participar neste link {AQUI} e no instagram @eugoista ta lá com o menu diário e todos os blablablas também, hashtag #egoistapelasaude .

:)







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários: