08 setembro, 2012

Senta que lá vem a história....

Bom, este blog é dedicado a minha jornada de dar adeus de vez a obesidade e aos traumas de ter sido obesa por tanto tempo. Isso incluí os temas: nutriçâo, fitness, saúde, auto-estima e em primeiro lugar, bem-estar.
Sempre fui a fofinha, gordinha simpática, a "ela tem o rosto tão lindo", a "não preocupa com peso não, quando você crescer fica normal" e por ai a fora (e pra pior) sobre apelidos e comentários que fazem sobre quem é acima do peso.
Nos meus 15 anos cheguei aos 100 kgs e auto-estima era coisa nem comentada por entre os jeans masculinos tamanho 50 e camisas de malha que era obrigada a usar por não ter outra opção. Foi quando o primeiro tapa na cara veio. Depois de ver umas fotos minhas, decepcionada, olhei direitinho prestando bem atenção e a ficha caiu...Poxa, o quanto que eu estou desperdiçando da vida, fingindo que sou feliz e me sentindo um lixo por dentro e por fora? Não ir em certos lugares por vergonha, não poder comprar uma roupa que realmente gostasse porque não existia (dentro do meu orçamento) do meu tamanho, me conformar em ficar sempre em segundo plano, sofrer calada e aguentar piadinhas e olhares de desprezo.
Por que eu estava apenas aceitando o que os outros pensavam de mim? Ou seja, meu valor como ser-humano estava somente baseado no que os outros viam e julgavam. Poucos (e muito, muito, muito especiais) amigos me viam com reais qualidades, mesmo assim não era suficiente, faltava algo, faltava eu descobrir do que EU era capaz.
A partir dai o primeiro passo foi cortar tudo na metade. Sempre comi bem, nunca fui adepta do famoso "junk food", meu problema era a quantidade. Se fosse comer feijão com arroz e carne, tinha que ser dois pratos; se fosse comer laranja, não estaria satisfeita antes da sétima mas o fraco mesmo eram os doces. Doces, tortas, chocolate e afins. Cortei tudo na metade, não cortei nenhuma comida, só controlei as porções de modo que não ficasse morrendo de fome e funcionou! Comecei a perder peso rápido, fiquei toda empolgada, mas tinha mais, muuuuito mais pela frente.
Quase chorei de emoção quando entrei no primeiro jeans feminino com 17 anos, me empolguei e substituí os doces por frutas, comecei a focar em outras coisas além de comer pra superar as frustrações e abri meu leque de amizades, me senti viva, ativa, finalmente participando mais das atividades normais de qualquer adolescente.
Chegando aos 21, me mudei para os Estados Unidos e no meu menor peso,(por volta dos 75kg) eu engravido. Desespero de ver o ponteirinho da balança subir novamente mas entre altos e baixos, trancos e barrancos eu já amava aquela criaturinha se formando dentro de mim e não posso negar que o momento mais feliz da minha vida foi quando o tive em meus braços, saudável e forte nos seus 4 kgs e 55 cm, bem grandinho, mesmo assim nao justifica os 40 kgs que aumentei com a gestação.
Nova fase, nova vida, em 1 ano eu me encontrava stagnada nos 100 kgs até que outra tapa na cara veio...Vendo umas fotos na praia com o meu filho e amigos, todo mundo de bikini e eu de saia na altura do joelho e blusa...Na praia! Ok, hora de levantar as manguinhas novamente e agir. Agora não era só por mim, era por ele. Não iria permitir que por minha culpa, ele se privasse das coisas, de amigos e lugares porque EU não me sentia à vontade em estar.
Comecei a ler, pesquisar, ser mais ativa e restrita comendo a cada 3 hrs, pequenas porções e fazendo escolhas mais nutritivas. Me achei no livro: Flip The Switch, que mostra formas simples de se acelerar o metabolismo até mesmo dormindo e com isso "gastar" a comida que ingerimos mais rápido e não acumular como gordura.
http://www.amazon.com/Flip-Switch-Robert-K-Cooper/dp/1579549799
O velho sistema, ainda funciona! Pílulas milagrosas, "fat burners", shakes, passar fome e etc podem até ser um atalho pra entrar naquele vestido de festa, mas a longo prazo é o esforço que dá resultado. Sim, isso não é segredo pra ninguém, mas dá trabalho, e todo mundo hoje em dia quer tudo instantãneo, o resultado vêm e com ele toda uma bagunça no metabolismo que vai ser muito mais difícil de recuperar depois porque claro e evidente que esses atalhos não funcionam por muito tempo. 
Cheguei nos 75 novamente e comecei na academia, todos os dias. Alternando cardio e musculação, cheguei aos 70 mas dai... parei. Relaxei, abri exceções que viraram rotina e rotina mata um; ou engorda.
Hoje eu tenho um objetivo que quero chegar em relação a peso, mas já descobri tanta coisa sobre meu corpo no meio do caminho que o meu foco atualmente é me superar, fortalecer, ir além dos meus limites. Quero transformar meu corpo no melhor que ele pode ser e sei que nunca vou estar 100% satisfeita mas meu bem-estar e dos que me amam eh mais importante do que entrar naquele size 6 que um dia usei.
Então, vamos começar? Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

6 comentários:

  1. Segue em frente, Paula! Esse blog vai te ajudar e ajudar aos outros, com certeza!

    Eu já vou comprar o livro. $3 na Amazon!!!

    A velhice vai chegando (hehehe) e essa vida sedentária tá mal demais! Vou te seguir! bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valew moni!
      Esse livro foi minha biblia por um ano, tem receitas praticas tambem , vale muito a pena.
      O negocio eh se mexer hehehe

      Excluir
  2. parabens Paulinhaaa! já coloquei nos favoritos pra acompanhar sempre! beijos

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu blog Paulinha, já virei seguidor e estarei aki acompanhando sempre todas as novidades, te desejo muito sucesso, beijosssss

    ResponderExcluir
  4. Vlw fred obrigada mesmo pela força ;)

    ResponderExcluir