26 setembro, 2012

A evolução da dieta

Aaaaah você já abraçou um vegetariano hoje?
hehehe

Dieta pra mim = nutrição. Já passei por vários estágios nos últimos 4 anos. Comecei lendo e me informando de porções, calorias, alimentos mais nutritivos e etc, tudo pra chegar num ponto onde me sinto confortável com minha alimentação e ter mais consciência do que meu corpo realmente precisa. Nunca consegui seguir nenhuma dieta pré-estabelecida, pra mim é auto-flagelação! Nada contra quem faz, cada um segue o que funciona pra si, e pra mim, restringir nunca funcionou. Pelo contrário, toda vez que restringi alimentos ou calorias demais, sempre me via em episódios de gula depois e todo o ciclo de tentar "correr atrás do preju" na academia e por ai vai água abaixo, mas isso é pra outro post....

Então minha reeducação alimentar foi evoluindo, até que entrei em completa sintonia com meu corpo deixando de vez carne :) Não prego que é o melhor hábito alimentar do mundo, é apenas o que funciona pra mim. Não foi meu amor pelos bichinhos nem nenhuma estrela de Hollywood que me motivou, apenas fui retirando aos poucos e vi que meu corpo responde bem melhor a exercícios, meu sistema digestivo melhorou 100% (não mais prisão de ventre aleluuuia) e tenho mais energia em geral se tirar proteina animal da dieta.
Existem fontes inesgotáveis de proteina vegetal; algumas verduras, sementes e oleaginosas como castanhas, amêndoas, nozes funcionam perfeitamente.

Nessa piramide de alimentação vegetariana pode-se ter uma idéia de como combinar os alimentos e distribuir durante o dia pra ter uma maior diversidade de nutrientes.

Meu plano de alimentação hoje ainda consiste em contar calorias, ainda estou no processo de me libertar disso rsrs mas até que tenha total controle sobre minhas porções, eu não posso relaxar demais, porque comida ERA meu vício, e sou aquela que "come" minhas emoções então vai demorar ainda um pouquinho, mas estou chegando la.
1 refeição principal por dia (geralmente almoço ou até 30 min após cardio muito exaustivo) e mini refeições divididas a cada 3-4 horas chegando ao máximo de 1600 calorias em dias mais puxados e dias normais chego no máximo a 1300. Lógico que não sou máquina e não me submeto a passar fome jamais, sou um pouco flexível e me dou ao "luxo" de uma deslizada se realmente valer a pena.

Isso combinado com exercícios diários; faço porque amo, sou apaixonada por movimento, me sinto bem, livre, leve e se não tenho minha dose diária pode esperar por alguém ranzinza e cheia de desejos infinitos por açúcar (meu fraco).

Mais uma vez digo, vale a pena você experimentar e se conhecer até chegar numa dieta balanceada que funcione especificamente com você!

A partir de 25 de setembro de 2012, sou vegetariana. Oh! Feliz por mim, mais uma vitória na minha jornada de descobrimento de mim mesma hehehe.

;)

24 setembro, 2012

Segunda-feira meio "Laurinha"

Quem não assistiu a novela Carrossel quando era pequeno, sinto muito mas a minha infância/pré-aborrecência foi muito lesgal no ponto de vista televisivo rsrs. E tinha a Laurinha na novela, e ela era a gordinha toooooda sentimental.
Não sou de demonstrar muito sentimentos mas isto não quer dizer que não sinta, e quando sinto eu sou ou 8 ou 80. Hoje estou no 80 do sentimental.

[Tradução: Eu queria poder mostrar a luz descomunal do seu próprio ser, quando você esta sozinho ou na escuridão]

Aconteceram algumas coisas específicas esse fim de semana que me deixaram matutando. E geralmente quando penso demais eu tendo a ir pro meu cantinho, minha zona de conforto, que é a melancolia. Hoje eu percebo quando estou indo la, e não me privo de ir nem luto contra, eu estou tentando me aceitar e isto faz parte de mim, só não deixo que me domine e sobreponha os pensamentos positivos modificando meus objetivos, me deixando acomodada e escondida no meu mundo.

Hoje também é meu dia off de malhação, pode ser também que tenha a ver...Quando estou em altas doses de endorfina (hormonio produzido em resposta à atividade física e durante o orgasmo, visando relaxar e dar prazer, despertando uma sensação de euforia e bem-estar) não há espaço pra tristeza.

Muita música, limpeza mental e talvez uma yoga só pra alongar e voltar ao foco.

Pois é gente, quem tem vida perfeita e vive só de frases felizes normalmente é um bom marqueteiro mas não tão realista.
Pensem muito antes de comparar sua vida com a de alguém que vive feliz o tempo todo, por detrás das cortinas há muito mais do que você possa duvidar.

Namaste!

20 setembro, 2012

Faça isso e perca 10 kg em 1 semana!

Pegadinha do malandro hahahaha

Fala sério.
Se dedicar a uma alimentação saudável e exercícios regulares pra manter uma boa saúde pra grande maioria é frustrante, trabalhoso, são tantos problemas, responsabilidades, falta tempo, vontade, coragem.... Todo mundo quer resultados, instantâneos e sinto muito mas é IMPOSSÍVEL! Impossível manter, porque perder até eu consigo. Existem mil e um truques pra secar rápido mas... e depois? Volta tudo ne...Chato mas é o que acontece.

Um livro que me libertou desse pensamento de culpa por não estar fazendo direito foi o Flip the Switch como já falei em outro post mas pra quem não tem acesso ao livro, vou tentar dar algumas dicas por aqui.

Essa é a primeira da série:

                                               Queimando 24 hrs

                                                                                              

Post #1: Exercícios simples com peso pra fortalecer os músculos.


Músculos queimam mais calorias. Quando você faz exercícios localizados pra fortalece-los, eles precisam de tempo pra se recuperar e nessa recuperação eles estão usando adivinha o que? As benditas calorias! Sabendo disso o mais óbvio a se fazer é ganhar massa magra ou seja, fortalecer seus lindos glúteos, peitoral, bíceps e todos os outros rsrs 

The Sexy Workout
Agachamento + overhead press
Para: gluteos, panturrilha, quadríceps, ombros, triceps, costas
A. Com dois pesinhos (comece no pequeno até ir pegando mais força) eleve até a altura do ombro, palma da mão pra fora. Posicione os pés paralelamente na distancia da cintura.
Inspire e agache formando um ângulo de 90 graus com os joelhos (como se estivesse sentando numa cadeira imaginária)  Sempre mantenha a cabeça reta olhando pra frente.
Tente mecher os dedos dos pés e levantá-los um pouco de forma que seu peso fique no calcanhar.
Segure um pouco a posição.
B. Expire enquanto se levanta, elevando os pesos acima da cabeça ate que os cotovelos estejam totalmente estendidos.
Volte a posição inicial.

The Sexy Workout Triceps row
Foco: triceps
A. Com pés na distancia da cintura, joelhos levemente flexionados, curve-se ate que suas costas estejam quase paralelas com o chão.
Empine o bumbum e murche a barriga (hahaha faça!)
 Com um pesinho em cada mão forme um ângulo de 90 graus de forma que os cotovelos estejam tocando as costelas.
B. Extenda os braços pra trás, paralelos ao chão, segure um pouco (sinta o triceps hmmm)
Volte a posição de 90 graus.

Obs.: 15 repetições 3 vezes. Aumentando os pesos cada vez que notar que ficou fácil demais. Muita atenção na postura é essencial pra fazer correto e não machucar músculos e tendões que nao tem nada a ver com  a estoria.

São simples, fáceis de fazer, podem ser feitos todos os dias em qualquer horário (break do trabalho, assim que acorda, antes de dormir, etc...) Não exigem muito tempo e podem ser feitos quantas vezes quiser!
Não ter pesos em casa não é desculpa ta? Livros, saco de feijão-areia-açúcar, enfim, com criatividade você vai adaptando e moldando seus musculinhos aos poucos e sem culpa de não passar horas e horas e horas na academia.
Veja pelo lado que é melhor do que fazer nada e mesmo não dando aquele resultado imediato, já é um começo e está ajudando seu metabolismo a funcionar mais rápido.


Existem milhões de outros exercícios, quem quiser mais, deixa um comentário ai ;)

Motivação diária e muitas dicas Curta >>> EuGoista no FaceBook
Menu diário e blablablas em fotos, Siga >>> Instagram: @eugoista



18 setembro, 2012

Para todo mal

A cura!

Que sensação boa descobrir mais sobre si mesmo. É como se uma luz se acendesse de repente e todos os seus pensamentos aflorassem com uma nova perspectiva, uma visão aprimorada de você mesmo e novo vigor pra seus sonhos.

Extremamente grata por hoje, meu segundo dia de terapia com o pr.Josias Bezerra, [ Blog ] sobre os traços da minha personalidade.
Nunca fiz nenhum acompanhamento particular como esse, mas era exatamente o que eu precisava pra abrir meus olhos e dar o passo adiante. Enfim, muito esclarecedor, foi minha injeção de esperança quando me vi completamente desiludida e amargurada enxergando só a metade do copo ainda vazio.

Vale a pena investir em você!

Tantos anos focados em mudar a parte "ruim" de mim, me fizeram deixar de amar "eu" como um todo, acabei acreditando que só seria digna de me amar, dar amor e ser amada, se atingisse tal objetivo externo. Engraçado que minha convicção sobre isso mesmo que inconsciente era tão forte que eu não enxergava o quanto deturpado era. Hoje eu tenho a convicção de que a mudança de verdade começa na mente, e dai pros pensamentos, atitudes, e então ela se exterioriza.

O desafio é grande, mas não há desafio impossível pra quem tenta. Impossível é pra aquele que nem sai do canto pra tentar.

Todos os dias minha alimentação essencial é amor, auto aceitação, perdão, gentileza, carinho e fé. Esse é o meu maior objetivo.

Sei que sou humana, haverá altos e baixos, não sou perfeita e ainda tenho muito a aprender, mas sinto que estou no caminho certo, mais consciente dos meus pontos negativos e aprimorando as virtudes.

Conhecimento é poder!

15 setembro, 2012

Brincando de vegan

Buenas!
Vindo aqui pra deixar uma idéia de salada que fiz hoje e é uma das minhas favoritas. Idéia porque você pode variar o quanto quiser, tirar ou colocar mais coisas e acrescentar temperos a vontade.

Sou fã do estilo vegan, não consigo ser tão extremista mas pego muitas idéias de receitas, molhos e sobremesas. Geralmente são mais light e claro sem proteína de fonte animal o que facilita a digestão e corta muita gordura desnecessária.

Ingredientes:

Cebola
Alho
Zucchini
Brócolis
Espinafre
Cenoura cortadinha tipo palito
Feijão verde (já cozido)
Temperos a vontade (eu uso gengibre em pó, um pingo de sal e pimenta)
Azeite de oliva extra virgem

Modo de preparo:

Numa frigideira primeiro doure o alho com meia colher de azeite, adicione a cebola e deixe ate que fique translúcida. Adicione o zuchinni, a cenoura e o brócolis dando uma mexida ate ver que estão mais molinhos.
O espinafre vai por ultimo, tiro do fogo e tampo a frigideira pra o vapor fazer com que ele "murche" um pouco. O feijão já pronto e temperado a gosto prefiro colocar só no prato pois modero a minha porção pra meio copo.

A quantidade dos vegetais não importa muito, vai de acordo com o gosto pessoal.

Normalmente mantenho a salada o mais "crua" possível ou no máximo uma passadinha rápida no vapor pra manter os nutrientes. Mas de vez em quando, o estômago pede algo quentinho :)

A foto esqueci de tirar, mas achei essa que é a que mais chega perto.

Yumyum!





14 setembro, 2012

"Eu sei que vou ME amar...

Por toda minha vida, eu vou ME amar....desesperadamente"

Perguntinha básica:

Se foi lhe dado um corpo, único e especialmente fabricado em todos os detalhes pra você experimentar a vida; por que raios você ainda insiste em maltratar, xingar, odiar e comparar com outros corpos que não tem a sua experiência, que não vive nem sentiu as coisas que você já e que talvez ate seja fabricação de outra pessoa no computador???

Uma das coisas que venho aprendendo ultimamente é que quanto mais eu admiro e cuido bem do meu próprio corpo, melhor ele funciona e responde mais rápido.

Exemplo: você vai pra academia, faz tudo certinho, tenta regrar a alimentação e blablabla mas não vê resultado (ou não tem paciência pra esperar por ele) e apela. Todo dia começa com pensamentos negativos em frente ao espelho, e nenhuma roupa veste bem, e fulana de tal emagreceu 10 kg semana passada, não é justo você se mataaaar de malhar e nunca comer o que gosta e nunca chega no seu peso ideal e etc. Então com raiva, desconta-se tudo na comida! (qualquer semelhança não é mera coincidência!)
E daí o ciclo interminável de dietas yo-yos e rotinas extenuantes no gym, combinadas com episódios de gula e culpa.

Essa foi minha vida por algum tempo. Até que um belo dia no fundo do poço depois de muito chorar e espernear, resolvi agir.

Mudar de verdade o que estava errado em primeiro lugar: minha cabeça! Se sentir sexy, confiante e de bem com a vida é psicológico e não um numero na balança! "peso ideal" não faz ninguém automaticamente feliz e não é passaporte pra o mundo do amor.

Corte o mal pela raiz, falsa propaganda da mídia de corpos perfeitos, pílulas e suplementos que vão bagunçar seu metabolismo, auto abuso, pessoas que te deixam pra baixo e se ame. Descubra um corpo perfeito com todas as "falhas" que o mundo colocou no seu inconsciente.

Seja orgulhosa das cicatrizes que contam a sua estória e te fazem singular. A jornada é muito mais proveitosa do que ter um objetivo imutável. Seja real, sinta, chore, ria, seja honesto consigo mesmo e verdadeiramente feliz.

Apaixone-se por essa máquina perfeita e seja bem vindo ao mundo real!


09 setembro, 2012

Exercício mata!

Mata preguiça, mau-humor, stress e te renova!

Não sou a pessoa mais em forma do mundo mas criei uma paixão em ser ativa. Criei porque isso não vem de berço! É um hábito.
Dizem que tudo que você faz repetidamente por 2 semanas, se torna habito, então porque não criar um que te faça bem e de resultados positivos?

Não tenho tempo é a desculpa equivalente a: professora, o cachorro comeu minha tarefa de casa! Se você tem tempo pra sentar na frente da tv no mínimo 30 minutos por dia, então você tem tempo de sobra pra suar um pouquinho.
Não há dúvidas sobre os benefícios de se exercitar diariamente, seja cardio, musculação, alongamento e etc. Se voce fizer disso uma prioridade, é garantido melhoras na saúde, bem-estar, auto-estima e perca ou manutenção do peso.
Uma das minhas maiores motivações em malhar é que me sinto sexy suando. Sem brincadeira! Amo ver o que meu corpo é capaz de fazer e os limites que já superou. Amo diversificar, tentar coisas novas, descobrir mais sobre mim, saber q pelo meu próprio esforço eu consigo mudar.

Uma das paixões atuais é a yoga. Relaxa e desafia ao mesmo tempo. Ajuda na flexibilidade e tira tensões dos músculos enquanto "segurar" algumas poses te dá perfeita consciência de que região você esta trabalhando.
Mas como todo ser-humano tem aqueles dias que da aquela preguiça, aquela vontade de dar pra trás, ah to cansado, deixa pra mais tarde, amanhã ou depois....e o que acontece? Milhões de outras coisas, e um dia sem exercício puxa o outro e outro e outro. Se eu for esperar por um dia ideal, que esteja disposta e com tempo sobrando pra me exercitar, então não vou sair do canto nunca! As vezes me sinto egoísta por tirar esse tempo pra mim, já que minha família e a maioria em peso dos amigos não estão nem ai; mas agora EU preciso ser importante também. Ora, se eu não estiver bem comigo mesma, como posso estar bem pra oferecer meu melhor a eles?

Eu quero, eu posso, eu consigo! Minha saúde física e mental é minha prioridade. Porque me amar primeiro vem antes de amar qualquer pessoa. Por mais que esse amor seja imenso e incalculável.
Agarrando a bike agora pra um rolé antes que maridão acorde e aproveitando que filhote ta com o pai no fim de semana hehe vamos?
;)

08 setembro, 2012

Senta que lá vem a história....

Bom, este blog é dedicado a minha jornada de dar adeus de vez a obesidade e aos traumas de ter sido obesa por tanto tempo. Isso incluí os temas: nutriçâo, fitness, saúde, auto-estima e em primeiro lugar, bem-estar.
Sempre fui a fofinha, gordinha simpática, a "ela tem o rosto tão lindo", a "não preocupa com peso não, quando você crescer fica normal" e por ai a fora (e pra pior) sobre apelidos e comentários que fazem sobre quem é acima do peso.
Nos meus 15 anos cheguei aos 100 kgs e auto-estima era coisa nem comentada por entre os jeans masculinos tamanho 50 e camisas de malha que era obrigada a usar por não ter outra opção. Foi quando o primeiro tapa na cara veio. Depois de ver umas fotos minhas, decepcionada, olhei direitinho prestando bem atenção e a ficha caiu...Poxa, o quanto que eu estou desperdiçando da vida, fingindo que sou feliz e me sentindo um lixo por dentro e por fora? Não ir em certos lugares por vergonha, não poder comprar uma roupa que realmente gostasse porque não existia (dentro do meu orçamento) do meu tamanho, me conformar em ficar sempre em segundo plano, sofrer calada e aguentar piadinhas e olhares de desprezo.
Por que eu estava apenas aceitando o que os outros pensavam de mim? Ou seja, meu valor como ser-humano estava somente baseado no que os outros viam e julgavam. Poucos (e muito, muito, muito especiais) amigos me viam com reais qualidades, mesmo assim não era suficiente, faltava algo, faltava eu descobrir do que EU era capaz.
A partir dai o primeiro passo foi cortar tudo na metade. Sempre comi bem, nunca fui adepta do famoso "junk food", meu problema era a quantidade. Se fosse comer feijão com arroz e carne, tinha que ser dois pratos; se fosse comer laranja, não estaria satisfeita antes da sétima mas o fraco mesmo eram os doces. Doces, tortas, chocolate e afins. Cortei tudo na metade, não cortei nenhuma comida, só controlei as porções de modo que não ficasse morrendo de fome e funcionou! Comecei a perder peso rápido, fiquei toda empolgada, mas tinha mais, muuuuito mais pela frente.
Quase chorei de emoção quando entrei no primeiro jeans feminino com 17 anos, me empolguei e substituí os doces por frutas, comecei a focar em outras coisas além de comer pra superar as frustrações e abri meu leque de amizades, me senti viva, ativa, finalmente participando mais das atividades normais de qualquer adolescente.
Chegando aos 21, me mudei para os Estados Unidos e no meu menor peso,(por volta dos 75kg) eu engravido. Desespero de ver o ponteirinho da balança subir novamente mas entre altos e baixos, trancos e barrancos eu já amava aquela criaturinha se formando dentro de mim e não posso negar que o momento mais feliz da minha vida foi quando o tive em meus braços, saudável e forte nos seus 4 kgs e 55 cm, bem grandinho, mesmo assim nao justifica os 40 kgs que aumentei com a gestação.
Nova fase, nova vida, em 1 ano eu me encontrava stagnada nos 100 kgs até que outra tapa na cara veio...Vendo umas fotos na praia com o meu filho e amigos, todo mundo de bikini e eu de saia na altura do joelho e blusa...Na praia! Ok, hora de levantar as manguinhas novamente e agir. Agora não era só por mim, era por ele. Não iria permitir que por minha culpa, ele se privasse das coisas, de amigos e lugares porque EU não me sentia à vontade em estar.
Comecei a ler, pesquisar, ser mais ativa e restrita comendo a cada 3 hrs, pequenas porções e fazendo escolhas mais nutritivas. Me achei no livro: Flip The Switch, que mostra formas simples de se acelerar o metabolismo até mesmo dormindo e com isso "gastar" a comida que ingerimos mais rápido e não acumular como gordura.
http://www.amazon.com/Flip-Switch-Robert-K-Cooper/dp/1579549799
O velho sistema, ainda funciona! Pílulas milagrosas, "fat burners", shakes, passar fome e etc podem até ser um atalho pra entrar naquele vestido de festa, mas a longo prazo é o esforço que dá resultado. Sim, isso não é segredo pra ninguém, mas dá trabalho, e todo mundo hoje em dia quer tudo instantãneo, o resultado vêm e com ele toda uma bagunça no metabolismo que vai ser muito mais difícil de recuperar depois porque claro e evidente que esses atalhos não funcionam por muito tempo. 
Cheguei nos 75 novamente e comecei na academia, todos os dias. Alternando cardio e musculação, cheguei aos 70 mas dai... parei. Relaxei, abri exceções que viraram rotina e rotina mata um; ou engorda.
Hoje eu tenho um objetivo que quero chegar em relação a peso, mas já descobri tanta coisa sobre meu corpo no meio do caminho que o meu foco atualmente é me superar, fortalecer, ir além dos meus limites. Quero transformar meu corpo no melhor que ele pode ser e sei que nunca vou estar 100% satisfeita mas meu bem-estar e dos que me amam eh mais importante do que entrar naquele size 6 que um dia usei.
Então, vamos começar?